Na aula de hj, pude observar, compreender, aprender o sentido e o significado de novos termos, presentes no nosso dia-a-dia virtual.
A alguns significados, só veio reiterar o que já compreendia, após leitura prévia de alguns textos estabelecidos pela disciplina.
O ciberespaço é um locus, de trocas entre as comunidades, que visa o engajamento e o crescimento do conhecimento coletivo, em detrimento do individual. Será por meio dessas trocas que se dará efetivamente a edificação da inteligência coletiva!
No mundo virtual assumimos novas características, novas identidades, onde todos podem inovar, construir, resiginificar, conceitos, porque agora o conhecimento não é mais detido por esta ou aquela pessoa, este ou aquele meio, agora ele ocorre de forma horizontal, e descentralizada, sem nenhuma hierarquia pré-estabelecida.
Presenciamos esse fator devido a quebra de paradigmas enfrentados pela sociedade na passagem do século XX para o XXI.
O eu, agora é múltiplo, fluido, e consubstanciado nas interações com a rede de máquinas.(Sherry Turkle, 1995)
Então mediante aos conceitos vistos e expostos hj, percebo que a cibercultura, se constitui num vasto campo de identidades e características, múltiplas, onde as pessoas por meio de comunidades virtuais se aproximam e partilham do desejo de estarem conectadas e interagindo com as demais de modo a efetivar a construção de conceitos presentes nesse lócus como principalmente o da inteligência coletiva.
Um comentário:
TUDO MUITO LOUCO ESSE MUNDO VIRTUA.
HERBERTH REIS
Postar um comentário