Na aula de hoje, relatou-se outros diferentes conceitos a respeito do ciberespaço. Tivemos importantes falas, críticas e muito fluxo de conhecimento na discussão realizada em classe.
Discutimos conceito s interessantes como interatividade (que não quer dizer necessariamente interação), Inteligência Artificial( e seus mitos), Interfaces, Rede, Cibercultura e virtualidade.
Descontruiu-se alguns mitos, ou pensamentos do senso comum, durantes as apresentações, tais como o da Inteligência Artificial substituir a humana(como é vinculado pela mídia, em suas diversas formas de linguagem) e principalmente o da virtualidade, este que pra mim foi o mais complicado e intrigante de se entender(talvez por abordar essencialmente em seu significado conceitos abstrativos e filosóficos).
O que caiu por terra pra mim frente a esse conceito foi justamente a forma com que nos acostumamos a dicotomizar o real x e virtual. Confesso que antes da dicussão realizada, trazia essa idéia na minha cabeça e após a mesma pude perceber o quão errada estava.
Entendo agora o virtual como sendo um campo de abstrações e de possibilidades, que a depender do momento, um aspecto nessa vasta gama se torna-rá atual.
Logo me arrisco a afrimar que a conceituação mais certo próxima do correto sobre o que é o real seria dizer que: O real é o movimento contínuo entre o virtual e o atual".
Assim a cibercultura traz uma série de conceitos que estão sempre interconetados e que configuram atualmente numa nova forma de aprendizagem e conhecimento em rede, e que não necessariamente se opõem a nossa cultura tradicional, mas vem como uma nova a cultura a se entrelaçar com a tradicional e não se sobrepôr a mesma.
Então, que possamos usufruir desse novo lócus para possibilitar a proliferação, e a dinamização de conhecimentos nos diversos meios em que este se mostrar presente.
2 comentários:
Não sei se eu entendi o seu comentário, mais falando de net tudo é meio complicado...bjs vou te adicionar no meu blog ...
Postar um comentário