segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A complexa significação do termo "inclusão digital"

A aula de hoje, me remeteu a uma profunda reflexão sobre o como esse termo é utilizado, de forma nada demasiada, e rotulada.
Antes de ter em posse, o material disponível pela disciplina, confesso, que sempre q me remetia ao termo inclusão digital o fazia sempre de forma restrita. Não refletia sobre sua forma ampla e contextualizante forma.
É fascinante pensar que a inclusão gera a exclusão, que este é um movimento contínuo e inevitável.
Concordo, quando se diz q a inclusão ou a exclusão é um estado, não uma rotulação. Porque o indivíduo pode estar incluído em contexto e excluído em outro. Enfim tudo isso é relativo.
Estamos na era da cibercultura, não podemos mais virar as costas para as freqüentes e constantes mudanças que ocorrem no mundo atual. Os professores, têm que dinamizar e adequar suas práticas pedagógicas, à esses meios que emergem numa velocidade intrigante!!
Precisam incluir-se digitalmente, mas não de só forma autônoma, e sim com o apio e as iniciativas estatais, as tais políticas públicas!!
portanto encerro minha fala com uma citação de um artigo do André Lemos, do Correio Braziliense. Onde ele fala que "Inclusão, sem qualificação é um grande palavrão".
;)

2 comentários:

Onde ir disse...

pelo que entendi a inclusão digital não é somente saber o q é um computador ou outro recurso tecnologico e sim ter capacidades para utilizar esse recurso para vários fins.

Anônimo disse...

Brasileiro quando não cria, adora aplicar termos já conhcidos e rotular coisas, usar termos que na verdade nada significam. Como Web 2.0 por exemplo, BuzzWord, portador de necessidades especiais, Portador de deficiência física, até porque. Frases ditas por pessoas famosas que viram verdadeiras regras no colóquio do dia-dia. Inclusão digital é um termo criado para designar que os ignorantes em informática estão passando da condição de analfabeto digital para aprendiz digital. Não basta sentar à frente de um PC dogitar algumas coisas, entrar na Internet, aprender a mandar e-mails, para se dizer que um cidadão está incluso digitalmente. Essa é uma frase institucional do governo PTista para explicar à sociedade que algo está sendo feito no sentido de levar o acesso à tecnologia à população mais carente. Na prática só enche linguiça, e gera muita propaganda e polêmica. Um país que não conseque deixar presos seus maiores criminosos, que não consegue deter a mortalidade infantil em um estado da federação, que o judiciário estadual entra em queda de braço com o federal, onde a polícia prende e a justiça solta, onde bandidos confessos voltam ao poder depois de alguns anos, onde a criminalidade mata sem misericórdia em um estado da federação e as pessoas desse estado vivem fazendo passeatas, vão à praia bater palmas para o por-do-sol ainda acreditam que é uma cidade maravilhosa, onde cada morto se torna apenas mais um número na estatística. O brasil não é um país sério. Inclusão digital nada significa. É só um termo político para dar satisfação à sociedade de que algo está sendo feito na área. Mas na verdade pouca coisa ou quase nada é fato.

Afrânio Nascimento
É Estudante de Tecnologia em Radiologia Médica, e Ténico em Processamento de Dados com 20 anos de Profissão.